quarta-feira, 25 de julho de 2007

Como fazer isso?




Como representar o número 100, usando apenas seis algarismos 9, um sinal de adição e apenas um traço para indicar a divisão?









Faça estes cálculos.


Disponha os números de 1 a 6 sobre os círculos, de forma que em cada um a soma dos números seja a mesma.

Quantos votos tem cada um?


Um candidato a prefeito recebeu 20 votos a mais que o candidato A, 52 a mais que o candidato B e 33 a mais que C. Se ele recebeu 168 votos, quantos votos receberam cada candidato?

Quanto Augusto pagou?


Augusto está sempre inventando uma forma diferente da usual para dizer as coisas. Certo dia, ele disse a sua esposa?

Faça as contas.

Coloque nos quadros em branco um sinal de operação: adição, subtração, multiplicação ou divisão, usando pelo menos um de cada, de forma que, partindo do número 8, seguindo o caminho indicado acima e realizando as operações, você obtenha o número 5.

O que é um heptágono?

A seqüência de figuras abaixo é de polígonos de n lados, sendo n>2. Se eles são diferentes, a quantidade de círculos do interior deles também é. Determine quantos círculos deverão estar no heptágono e que cor eles deverão ter.

Você é bom de cálculos mentais?


Observe a figura acima: é um triângulo mágico! Coloque os algarismos de 1 a 9, sem repetição, em cada um dos círculos que formam o triângulo, de modo que a soma dos números em cada lado do triângulo seja 17.

Desvende a idade dela.


Fábio tem uma irmã que se chama Paula. Ele tem 16 anos. Um dia estavam conversando sobre suas idades e descobriram que, se Fábio fosse duas vezes mais velho que a irmã, ele teria uma idade correspondente a dois anos a mais que a idade que tem hoje. Desvende esse mistério: qual é a idade de Paula?

Observe e responda.

Observe a figura acima e responda:
Mexendo apenas 4 palitos, como é possível formar 6 triângulos equiláteros congruentes?

Qual o total existente no laboratório?

As borboletas têm 6 patas e as aranhas têm 8 patas. No laboratório da escola, Pedro fez a seguinte contagem: 32 cabeças e 216 patas desses bichos. Quantas borboletas e aranhas haviam no laboratório?

Faça o cálculo corretamente.


Descubra 4 números ímpares diferentes cuja soma é igual a 20.

Quem anda mais?

Dois meninos percorrem os circuitos do esquema acima, com velocidades iguais. Qual deles anda mais?

Qual será o ideal?

Um menino precisa percorrer um caminho de um tabuleiro passando pelo menos número de obstáculos e de forma que a soma dos números de cada obstáculo seja a maior possível. Qual será o percurso ideal?

Como fazer as ligações corretamente?


Um estudante deveria fazer 3 ligações: da caixa 1 com a caixa A, da caixa 2 com a caixa B e da caixa 3 com a caixa C, de modo que os fios não se cruzassem. Quando ligou a caixa 1 com a caixa A, começou a desanimar, pois para ligar a caixa 2 à B e a caixa 3 à C os fios começaram a se embaralhar. Depois de muito pensar, resolveu começar tudo novamente. Como fazer as ligações corretamente?

Observe a dobradura que Lilian fez.

A área do quadrado menor equivale a que parte da área do quadrado original?

Observe a escada que o pedreiro está fazendo

De quantos blocos o pedreiro vai precisar se a escada tiver 10 degraus? E se tiver 20 degraus?

Vê se descobre este..


Gumercindo é uma girafa que adora gravatas. Ele costuma dizer que elas valorizam seu pescoço. Ele tem 20 gravatas lisas, 16 de bolinhas, 18 listradas, 4 xadrezes, 6 floridas e 10 brancas. Todos os dias ele caminha 1 quilômetro e faz 3 refeições. Quantas gravatas Gumercindo têm?

terça-feira, 24 de julho de 2007

Peixes



João tem um peixe a menos que Inara.
Ela tem um a menos que a irmã, que tem o dobro de João.
Quantos peixes tem cada um?

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Os Fractais


sexta-feira, 13 de julho de 2007

Tente ser o campeção respondendo todos os desafios.


Um sapo sobe uma escada saltando de um em um ou de dois em dois degraus, mas não consegue saltar de três em três. A escada possui dez degraus e obrigatoriamente o sapo pára no sexto degrau para descansar. De quantas maneiras diferentes o sapo pode subir até o topo dessa escada?